+55 (21) 3183-7395 / WhatsApp +55 (21) 99926-0236

Enucleação Prostática

5

Com a evolução dos equipamentos urológicos, novas técnicas cirúrgicas endoscópicas surgiram. Este é o caso da Enucleação Prostática utilizando Plasma Bipolar.
O aparelho entra pelo orifício natural do pênis até a próstata. No seu interior uma ótica permite visão em alta resolução. Utilizando um misto de vaporização e corte é feita a enucleação de cada lobo prostático (todo homem possui 3 lobos: Um mediano e dois laterais), enquanto o campo cirúrgico é continuamente “lavado” com soro fisiológico, o que permite uma visão clara do que está sendo feito.
No fim do procedimento temos a desobstrução do canal urinário, com os 3 lobos prostáticos enucleados soltos dentro da bexiga. Após a retirada dos lobos um cateter é inserido pelo pênis, permanecendo até a alta do paciente.
Geavlete et al.* demonstraram que a eficácia deste procedimento é similar à da cirurgia aberta, sendo que a enucleação apresenta menor sangramento, tempo de internação e tempo com o cateter vesical.
Esta nova tecnologia permite o tratamento cirúrgico de próstatas de grande volume (>80g) sem limite superior de tamanho. Isto representa o fim da necessidade de abrir a barriga do paciente, nos casos de próstatas grandes.
Se você possui sintomas urinários baixos significativos causados pelo aumento da sua próstata e deseja um tratamento minimamente invasivo, sem a necessidade de cirurgia aberta, agende sua consulta com o Dr. Alexandre Miranda e desfrute desta nova tecnologia.

* Geavlete B, Bulai C, Ene C, Checherita I, Geavlete P. Bipolar vaporization, resection, and enucleation versus open prostatectomy: optimal treatment alternatives in large prostate cases? Journal of endourology / Endourological Society. 2015;29(3):323-31.

Para mais informações sobre a Hiperplasia Prostática Benigna (aumento benigno da próstata):
CLIQUE AQUI