Fotos: Samir Rodrigues
Devido à pandemia de COVID-19, os suprimentos médicos ficaram escassos. Em vários países do mundo, como na Itália, Holanda e outros, tivemos a falta de equipamentos para a proteção dos profissionais de saúde. Isto se refletiu em uma elevada taxa de contaminação destes profissionais. No Brasil, seguimos o mesmo caminho.
Para tentar solucionar este problema o Dr. Alexandre Miranda foi um dos criadores da ação SOS3DCOVID19 (www.sos3dcovid19.com.br), juntamente com engenheiros, professores e alunos universitários, para produzir de forma voluntária e gratúita equipamentos de proteção individual (EPI).
Inicialmente o Dr. Alexandre Miranda ajudou na produção de face shields, criados com impressão 3D. Porém cada unidade demorava em média 2h para ser impresso. Por este motivo o Dr. Alexandre Miranda se pôs a desenvolver um novo face shield, criado apenas com corte de PETg. Este tem a vantagem de ser criado de forma industrial, em larga escala.

Mas não bastava apenas ter uma boa idéia, era preciso uma doação significativa de recursos, para viabilizar a produção em larga escada. O Dr. Alexandre Miranda então conseguiu uma parceiria com o instituto COI (Centro de Oncologia Integardo – http://institutocoi.org). Este financiou a produção de 10.000 unidades, que foram doadas ao SUS.


Face Shield 2-Simple (fácil de montar e com apenas 2 peças)
Doação das primeiras 2.500 unidades do 2 Simple


