+55 (21) 3183-7395 / WhatsApp +55 (21) 99926-0236

Fotos: Samir Rodrigues

Devido à pandemia de COVID-19, os suprimentos médicos ficaram escassos. Em vários países do mundo, como na Itália, Holanda e outros, tivemos a falta de equipamentos para a proteção dos profissionais de saúde. Isto se refletiu em uma elevada taxa de contaminação destes profissionais. No Brasil, seguimos o mesmo caminho.

Para tentar solucionar este problema o Dr. Alexandre Miranda foi um dos criadores da ação SOS3DCOVID19 (www.sos3dcovid19.com.br), juntamente com engenheiros, professores e alunos universitários, para produzir de forma voluntária e gratúita equipamentos de proteção individual (EPI).

Inicialmente o Dr. Alexandre Miranda ajudou na produção de face shields, criados com impressão 3D. Porém cada unidade demorava em média 2h para ser impresso. Por este motivo o Dr. Alexandre Miranda se pôs a desenvolver um novo face shield, criado apenas com corte de PETg. Este tem a vantagem de ser criado de forma industrial, em larga escala.

Face Shield impresso em 3D

Mas não bastava apenas ter uma boa idéia, era preciso uma doação significativa de recursos, para viabilizar a produção em larga escada. O Dr. Alexandre Miranda então conseguiu uma parceiria com o instituto COI (Centro de Oncologia Integardo – http://institutocoi.org). Este financiou a produção de 10.000 unidades, que foram doadas ao SUS.


Face Shield 2-Simple (fácil de montar e com apenas 2 peças)


Doação das primeiras 2.500 unidades do 2 Simple