+55 (21) 3183-7395 / WhatsApp +55 (21) 99926-0236 / +55 (11) 99982-9998

Vasectomia Sem Cortes

A vasectomia é a quarta forma de contraceptivo mais utilizada nos Estados Unidos, perdendo apenas para os preservativos, pílula feminina e ligadura de trompas. Quando comparado com esta última a vasectomia é igualmente efetiva, porém mais simples, rápida, segura e barata. Ela deixa o paciente menos tempo fora do trabalho e é feita com anestesia local. As complicações pós-operatórias são menos sérias e mais raras que as da ligadura de trompas1.

Atualmente a técnica recomendada (utilizada pelo Dr. Alexandre Miranda) é a da vasectomia sem cortes (non-scalpel), pois apresenta menor chance de sangramento, dor durante a cirurgia, dor escrotal, infecção e hematoma; quando comparada com a técnica tradicional (com dois pequenos cortes). Além disso apresenta uma recuperação mais rápida para o retorno às atividades diárias e sexuais2.

 

  1. Sharlip ID, Belker AM, Honig S, et al. Vasectomy: AUA guideline. The Journal of urology. 2012;188:2482-2491.
  2. Cook LA, Pun A, Gallo MF, Lopez LM, Van Vliet HA. Scalpel versus no-scalpel incision for vasectomy. The Cochrane database of systematic reviews. 2014;3:CD004112.
Na técnica utilizada pelo Dr. Alexandre Miranda os ductos deferentes (tubos que ligam os testículos à uretra e por onde passam os espermatozóides) são acessados através da bolsa escrotal por um único lugar, sem nenhum corte. Ao fim do procedimento não é necessário nenhum ponto.

Vantagens

Menos dor

10x menos complicações

Não necessita de pontos

Recuperação mais rápida

t

Dúvidas Mais Frequêntes

Como a vasectomia vai me afetar?
A vasectomia não é castração. Ela apenas interrompe o fluxo do tubo que carrega o espermatozóide dos testículos para onde ele é misturado com o seu sêmem. Seu pênis e testículos não serão afetados. Todas as funções sexuais e hormonais continuarão inalteradas, assim como a sua voz, pelos corporais e interesse sexual. Temos estudos que mostram que pacientes que fizeram vasectomia fazem mais sexo do que os que não fizeram (1).

 

  1. Cook LA, Pun A, Gallo MF, Lopez LM, Van Vliet HA. Scalpel versus no-scalpel incision for vasectomy. The Cochrane database of systematic reviews. 2014;3:CD004112.
Eu posso parar outros métodos anticoncepcionais depois da vasectomia?
Não! Os espermatozóides podem permanecer vivos nos ductos deferentes, logo acima de onde foi cortado e ligado.
A vasectomia é um procedimento doloroso?
Não. Você pode sentir algum desconforto no momento em que a anestesia é aplicada. Depois que o seu efeito aparece, nenhuma dor é sentida. Durante o procedimento alguns homens podem sentir pequenos “puxões”, devido à manipulação dos ductos deferentes. Após o procedimento você pode ficar poucos dias com o local um pouco dolorido. Geralmente 2 a 3 dias é o tempo de descanso necessário para o retorno às atividades normais; apenas a atividade sexual é que deve ser retomada após 7 dias.
A vasectomia tem algum risco à longo prazo?
Vários estudos analisaram os riscos da vasectomia à longo prazo e nenhum deles demonstrou riscos. Os homens que realizaram a vasectomia NÃO tiveram maior chance de desenvolver câncer, doenças cardíacas, disfunções sexuais (impotência) ou nenhum outro problema de saúde.
A vasectomia pode ser revertida?
Em muitos casos, sim. Entretanto é uma microcirurgia com resultado não garantido. Desta forma a vasectomia deve ser considerada um procedimento de esterilização irreversível. Se você pensa em reversão agora, talvez não seja a hora da sua realização. Pense um pouco mais.

Controle da natalidade seguro e efetivo

A vasectomia é um dos métodos definitivos mais seguros e efetivos no controle da natalidade. Ele é mais seguro e efetivo do que a ligadura das tropas realizado pelas mulheres.

A técnica de vasectomia sem cortes é diferente da tradicional, nela não é necessário o uso do bisturi. O cirurgião utiliza um instrumental específico para fazer um pequeno furo, por onte se realiza o corte, ligadura e cauterização dos ductos deferentes (tubos por onde passam os espermatozoides). O furo por onde foi feito o procedimento é tão pequeno que não é necessário nenhum ponto para fechá-lo.

Agende agora sua consulta

Clique abaixo

Quer Ajuda? Fale aqui