+55 (21) 3183-7395 / WhatsApp +55 (21) 99926-0236 / +55 (11) 99982-9998

Impressão 3D

Reconstrução do Rim esquerdo com os vasos renais e um tumor no pólo superior

O Planejamento cirúrgico é uma etapa crucial para se obter um melhor resultado, evitando complicações e preservando a funcionalidade dos órgãos e tecidos.
O aparecimento da impressão 3D tem possibilitado a criação de modelos tridimensionais realistas, permitindo à equipe cirúrgica realizar simulações e estudos prévios à cirurgia. Com isso os médicos conseguem descobrir qual a melhor abordagem cirúrgia e que estratégia será tomada, tudo com previedade. Partindo-se de uma Tomografia Computadorizada ou uma Ressonância Nuclear Magnética é possível a criação de arquivos tridimensionais. Estes arquivos são inseridos em impressoras 3D que realizam a materialização do sólido em tamanho real.
Hoje temos disponíveis vários materiais para impressão, alguns de alta resistência, como a fibra de carbono; outros maleáveis, similares ao silicone. Há também a possibilidade de esterelização da impressão, permitindo levar o modelo para dentro do campo cirúrgico.
A tecnologia é nova e está crescendo de forma exponencial dentro da medicina em todo o mundo. Ela já está sendo usada pela equipe do Dr. Alexandre Miranda, que tem se dedicado à sua pesquisa e implementação no cenário cirúrgico.
Quer Ajuda? Fale aqui